2 de agosto de 2015

Como fazer apresentações de trabalhos

Precisando de dicas para aprimorar seu conhecimento quando o assunto é apresentação de trabalhos em dupla, grupo ou individual? Veja agora, algumas sugestões com cada caso específico para você que precisa tirar nota máxima em um trabalho. A teoria a seguir foi testada e aprovada.


Oque é necessário em uma apresentação?


Primeiramente, antes de saber como apresentar um trabalho é necessário saber como uma apresentação é constituída e como ela precisa ser feita, pois afinal, não é apenas chegar lá na frente e apresentar para colegas e professores de forma improvisada, existe todo um roteiro por trás disso. Veja o que você precisará:

  •  Deixar o medo e a vergonha de lado, pois se você tem a capacidade de explicar assuntos para seus amigos, familiares e colegas, por que não conseguiria fazer o mesmo para toda a classe e professores? Se você ler até o final essa postagem, aprenderá a como driblar esse medo.
  • Pesquisar e aprofundar no tema do seu trabalho, seja ele individual ou em grupo. É necessário saber desde o seu assunto ao assunto do seu colega que também compõe o grupo em que você está.  Vamos supor que, o seu professor faça uma pergunta diretamente para você sobre o assunto apresentado por um dos integrantes do seu grupo. Você perderia pontos por não saber e por não ter aprofundado, outra dica é, usar as informações dos colegas do grupo para complementar sua tese ou você complementar a dele.
  • Dividir e organizar os assuntos que serão apresentados por ordem. De preferência, comece sempre por uma ordem linear com introdução, começo, meio e fim. Leve em consideração esse tópico tanto para trabalhos individuais e em grupo.
  • Apresente sempre curiosidades durante as apresentações. Não existe um número especifico para quantidade de curiosidades que uma apresentação deve conter.
  •  Não leia em nenhum momento. Estude e aprofunde no conteúdo ao máximo! Mas como não somos de ferro e dependendo o quanto o assunto for abrangente, escreva uma “colinha” com tópicos em pedacinho de papel ou quem sabe em sua própria mão, escreva sobre palavras complicadas e assuntos difíceis para te ajudar a lembrar no momento da apresentação. Mas atenção! Não fique dependente da “colinha”.
  • Para o trabalho ficar bem feito, seja o mandante! Ou seja, tenha responsabilidades, apresente propostas para o grupo e tome decisões importantes. 
Essas são as principais dicas, agora, vamos as especificações para cada tipo de caso.

Apresentações de Slide em grupo


Dívida e organize a parte de cada integrante. É sempre importante, você avisar para o responsável que criará o slide para nunca o fazer sobrecarregado com enormes trechos ou grandes parágrafos. De preferência, sempre coloque mais imagens e tópicos.

Imagine que chato ver somente texto, textos e trechos. Um tédio! Então, sempre se coloque no lugar de quem vai assistir a apresentação do seu grupo. Faça também dinâmicas e interaja com a classe, isso se, o professor permitir.

Não fique lendo demais, qualquer apresentação totalmente lida é perda de tempo.

Apresentações de Slide individual 


O mesmo é válido, porém com algumas observações. Dívida e organize a sua parte. É sempre importante, você criar slides que não sejam sobrecarregados com enormes trechos ou grandes parágrafos. De preferência, coloque mais imagens e tópicos. Caso você não saiba criar um slide, procure tutoriais no Youtube ou em um site que ensine passo a passo.


Apresentações individuais 


Organize sua parte e leve em considerações todos os tópicos presentes citados acima nesta postagem. Mantenha sempre a calma e se o professor permitir, escreva tópicos na lousa.

Como perder o medo?


Antes de apresentar, prepara-se uma semana ou três dias antes do dia marcado da apresentação, estude o assunto que você irá abordar e ensaie pelo menos vinte minutos em média. Faça isso de frente para o espelho, amigos, familiares ou objetos. Sim, Objetos! Eles apenas observam e concordam o tempo todo com você, te passando confiança!
Antes de tudo, respire fundo e relaxe! Crie um roteiro para saber como será a sua ordem de apresentação e confie em você mesmo.

Mostre isso para algum do seu integrante que seja o mais nervoso na hora da apresentação.

Faça um resumo para classe!


 Seja a sua apresentação individual ou em grupo, crie um compêndio com todo o conteúdo que foi ou será apresentado por você ou por todo o grupo e distribua para a turma, inclusive professores. Isso vai aumentar sua experiência nas apresentações e servirá de estudo para os alunos, para testes ou provas. Foi testado e comprovado que a maioria dos professores avaliam essa técnica nas apresentações.

Apresente para o professor!


Sempre veja a reação do professor, faça citação ao nome dele para ele prestar a atenção em sua parte, assim, garantindo nota participativa.

Mantenha a postura!


Não fique brincando e leve a  sério a sua apresentação, nada de piadinhas ou vaias. Professores querem ver ao máximo do seu desempenho. 

Na divisão do grupo


Entre em um grupo que tenha pessoas com responsabilidades e competência, faça também a sua parte ou escolha pessoa que leve apresentações a sério. 

Apresentações em vídeo


Faça um roteiro para esse tipo de apresentação, crie também uma plataforma, ou seja, em formato de jornal, programação, teatro ou outra categoria de sua escolha. É necessário ter uma edição, não precisa ser profissional, mas que atente aos requisitos mínimos. Em seu computador, provavelmente tem, o Windows Movie Maker. Use esse programa para fazer edições. 

Caso não saiba editar, procure por tutoriais ou coloque em seu grupo um integrante que saiba fazer isso (Se for uma apresentação em grupo).

Coloque essas técnicas em prática 


Com certeza após ler essa postagem, novas ideias surgiram em sua mente e você aprimorou seu conhecimento para novas apresentações, sejam elas em grupo ou individual. Siga essas técnicas e compartilhe para mais pessoas que precisam saber como apresentar. Isso te ajudará a obter nota máxima, dependendo do seu interesse.  

Comente e compartilhe!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Mundo Net não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores/ leitores deste blog

As mais lidas desta semana