Se houvesse uma balança gigante, onde pudéssemos colocar formigas de um lado e pessoas do outro,
Estima-se que o peso de todas as formigas na terra supera todo o peso de toda a humanidade, isso porque as formigas-rainhas podem gerar em média 300 poneis em uma semana, presumindo que exista mais formigas na Terra do que os humanos. E não para por aí não, elas também são responsáveis por contribuir em tratamentos de doenças humanas, fazendo parte também de nossa alimentação.
Mas e se eu te dissesse que formigas são mais inteligentes que crianças de 10 anos? Você acreditaria nisso?
É difícil acreditar, mas as formigas são capazes de formar sociedades complexas, extremamente avançadas e organizadas por divisão de tarefas, as tarefas são distribuídas pelo tamanho e/ou pela idade do indivíduo. Criando assim uma sociedade de castas.
Porém foi um estudo promovido pela revista Behaviour e pelo cientista Boris Ryabro, que foi capaz de estudar e analisar diversas espécies de formigas, concluindo que elas são capazes de contar, comunicar e ordenar.
As formigas se comunicam geralmente por uma química chamada feromonas, Como as formigas passam a vida em contato com o solo, elas deixam uma trilha de feromônio que pode ser seguida por outras formigas. Quando uma obreira encontra comida, ela deixa um rastro no caminho de volta para a colônia, e esse é seguido por outras formigas que reforçam o rastro quando elas voltam à colônia. Quando o alimento acaba, as trilhas não são remarcadas pelas formigas que voltam e o cheiro se dissipa. Esse comportamento ajuda as formigas a se adaptarem à mudanças em seu meio.
Quando uma formiga é atacada ou esmagada, ela lança um nível alto de feromônio, fazendo com que as outras formigas mais próximas a ela salvem ou lutem contra o seu inimigo, mas é apenas através das antenas que elas são capazes de sentir o cheiro.
Sabe quando duas formigas se encontram frente a frente? Pois é... as formigas fazem isso para se identificarem e verem o estado de alimentação de cada uma. e se uma delas estiverem com fome, uma delas literalmente vomita a comida para outra pelo processo de trofalaxia.
Além da capacidade de formarem sociedade organizadas, essas sociedades são voltadas para rainhas e durante o processo de reprodução, os machos morrem porque são banidos de seu próprio formigueiro, não havendo machismo. Outro fator importante é a comunicação entre elas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Mundo Net não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores/ leitores deste blog