29 de junho de 2016

Formigas são mais inteligentes que crianças?

Formigas, sempre serão simples formiguinhas aos olhos de um humano leigo, mas engana-se quem pensa assim, pois as formigas não são apenas insetos frágeis e indefesos, são mais do que podíamos imaginar. Formigas podem ser pequenas, mas carregam o passado em suas costas, elas já estavam aqui muito antes de nós. Hoje, existem cerca de mais de 12 mil espécies de formigas, sendo que no Brasil vivem 3.000 dessas espécies, fazendo com que esse seja um dos países com mais formigas no mundo e onde quer você vá, sempre terá formigas andando por aí, não adianta fugir, a menos que queira morar no polo norte, o único lugar onde te garanto que você não irá encontra-las.

Se houvesse uma balança gigante, onde pudéssemos colocar formigas de um lado e pessoas do outro,
Estima-se que o peso de todas as formigas na terra supera todo o peso de toda a humanidade, isso porque as formigas-rainhas podem gerar em média 300 poneis em uma semana, presumindo que exista mais formigas na Terra do que os humanos. E não para por aí não, elas também são responsáveis por contribuir em tratamentos de doenças humanas, fazendo parte também de nossa alimentação.

Mas e se eu te dissesse que formigas são mais inteligentes que crianças de 10 anos? Você acreditaria nisso?


É difícil acreditar, mas as formigas são capazes de formar sociedades complexas, extremamente avançadas e organizadas por divisão de tarefas, as tarefas são distribuídas pelo tamanho e/ou pela idade do indivíduo. Criando assim uma sociedade de castas.
Porém foi um estudo promovido pela revista Behaviour e pelo cientista Boris Ryabro, que foi capaz de estudar e analisar diversas espécies de formigas, concluindo que elas são capazes de contar, comunicar e ordenar.

As formigas se comunicam geralmente por uma química chamada feromonas, Como as formigas passam a vida em contato com o solo, elas deixam uma trilha de feromônio que pode ser seguida por outras formigas. Quando uma obreira encontra comida, ela deixa um rastro no caminho de volta para a colônia, e esse é seguido por outras formigas que reforçam o rastro quando elas voltam à colônia. Quando o alimento acaba, as trilhas não são remarcadas pelas formigas que voltam e o cheiro se dissipa. Esse comportamento ajuda as formigas a se adaptarem à mudanças em seu meio.
Quando uma formiga é atacada ou esmagada, ela lança um nível alto de feromônio, fazendo com que as outras formigas mais próximas a ela salvem ou lutem contra o seu inimigo, mas é apenas através das antenas que elas são capazes de sentir o cheiro.

Sabe quando duas formigas se encontram frente a frente? Pois é... as formigas fazem isso para se identificarem e verem o estado de alimentação de cada uma. e se uma delas estiverem com fome, uma delas literalmente vomita a comida para outra pelo processo de trofalaxia.

Além da capacidade de formarem sociedade organizadas, essas sociedades são voltadas para rainhas e durante o processo de reprodução, os machos morrem porque são banidos de seu próprio formigueiro, não havendo machismo. Outro fator importante é a comunicação entre elas.



           






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Mundo Net não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores/ leitores deste blog

As mais lidas desta semana