27 de janeiro de 2014

Aprenda a como criar seu próprio Aplicativo Android e distribuir no Google Play

Hoje em dia os smartphones é um dos aparelhos eletrônicos mais usados no mundo, Capaz de compartilhar em tempo real fotos e navegar na internet com os mesmo recursos de um pc. Os Smartphones são capazes de fazer tudo isso graça a um sistema operacional.

Todos os telefones inteligentes (Smartphone) precisam de uma plataforma para que aplicativos e o próprio aparelho funcione, ou seja, o sistema operacional.Desde uma mais antigo ao mais sofisticado celular utilizam essas plataformas.

Os sistemas operacionais mais populares hoje em dia são: Android, IOS, WindowsPhone. Cada sistema operacional pertence a uma empresa.

Android - Desenvolvida pela Google desde 2005
IOS - Desenvolvida pela Apple
 WindowsPhone- desenvolvida Microsoft

Os aparelhos com IOS são os mais bem valorizados no mercado, os aparelhos com Android são os mais populares e o WindowsPhone é nova no mercado, porém é muito utilizadas. Cada  sistema operacional possuem LOJAS.
Nas lojas há Aplicativos desenvolvidos pela própria empresa dona do sistema operacionais e também desenvolvidos por terceiros.
e hoje vamos aprender a como criar e clocar Apps no Google Play ( Plataforma Android)




Atenção: Se chegou até aqui com um proposito de querer saber e aprender a como criar seu App, é necessário que entenda um pouco do assunto de desenvolver softs, utilizando algumas ferramentas de API, XML E HTML.

Pois bem se entende pelo menos o básico vamos começar, é necessário que leia com atenção todos os detalhes dessa postagem a partir daqui.

Oque você ira aprender é algo profissional utilizando o site oficial de desenvolvedor Android 

É necessário que saiba sobre o assunto e qual soft quer desenvolver (Categorias)
lembrando que soft ou software são partes não físicas de um parelho, ou seja, um programa.

Agora vamos criar um projeto do seu App. Lembrando que primeiro vamos aprender a como criar, para criar um App é necessário que tenha instalado em seu PC um programa, CLIQUE AQUI PARA O BAIXAR e aqui para mais informações.

Depois de instalado você pode começar a criar um projeto.

  1. Clique New  na barra de ferramentas.
  2. Na janela que aparece, abra o Android pasta, selecione Android Application Project e clique em Avançar .

  3. Figura 1. O assistente Novo Android App projeto no Eclipse.
  4. Preencha o formulário que aparece:
    • Nome do aplicativo é o nome do aplicativo que aparece para os usuários. Para este projeto, usar "My First App".
    • Nome do projeto é o nome do diretório do projeto eo nome visível no Eclipse.
    • Nome do pacote é o namespace do pacote para seu aplicativo (seguindo as mesmas regras que os pacotes na linguagem de programação Java). O nome do pacote deve ser único em todos os pacotes instalados no sistema Android. Por esta razão, é geralmente melhor se você usar um nome que começa com o nome de domínio reverso da sua organização ou entidade editora.Para este projeto, você pode usar algo como "com.example.myfirstapp". No entanto, você não pode publicar seu aplicativo no Google Play usando o namespace "com.example".
    • Mínimo Necessário SDK é a versão menor do Android que seus apoios app, indicada usando o nível API .Para apoiar o maior número de dispositivos possível, você deve definir isso para o menor versão disponível que permite que seu aplicativo para fornecer seu conjunto de recursos do núcleo. Se alguma característica do seu aplicativo só é possível em versões mais recentes do Android e não é fundamental para o núcleo conjunto de funcionalidades do aplicativo, você pode ativar o recurso apenas quando executado nas versões que o suportam (como discutido no suporte diferentes versões da plataforma ).Deixe este conjunto para o valor padrão para este projeto.
    • Alvo SDK indica a versão mais recente do Android (também usando o nível API ) com o qual você já testou com a sua aplicação.
      À medida que novas versões do Android se tornam disponíveis, você deve testar o seu aplicativo na nova versão e atualizar este valor para corresponder ao nível mais recente API, a fim de tirar proveito dos novos recursos da plataforma.
    • Compilar Com é a versão de plataforma com a qual você irá compilar o seu aplicativo. Por padrão, isso é definido como a última versão do Android disponível no seu SDK. (Deve ser o Android 4.1 ou superior, se você não tem um tal versão disponível, você deve instalar um usando o Gerenciador de SDK ). Você ainda pode criar seu aplicativo para suportar versões mais antigas, mas a definição da meta de construção para a versão mais recente permite ativar novos recursos e otimizar seu aplicativo para uma grande experiência de usuário nos dispositivos mais recentes.
    • Tema especifica o estilo UI Android para aplicar para o seu aplicativo. Você pode deixar isso sozinho.
    Clique em Avançar .
  5. Na próxima tela para configurar o projeto, deixe as seleções padrão e clique em Avançar .
  6. A próxima tela pode ajudar a criar um ícone do lançador para o seu aplicativo.
    Você pode personalizar um ícone de várias maneiras ea ferramenta gera um ícone para todas as densidades de tela. Antes de publicar o aplicativo, você deve ter certeza que seu ícone atenda às especificações definidas no Iconografia guia de design.
    Clique em Avançar .
  7. Agora você pode selecionar um modelo de atividade de que para começar a construir o seu aplicativo.
    Para este projeto, selecione BlankActivity e clique em Avançar .
  8. Deixe todos os detalhes para a atividade em seu estado padrão e clique em Finish .
Seu projeto Android agora está configurado com alguns arquivos padrão e você está pronto para começar a construir o aplicativo. Continue para a próxima lição .
Pronto, depois desse longo processo você precisa entender um pouco de API para começar a configurar seu APP, caso não saiba ou não entenda API, você pode aprender um pouco clicando AQUI. Se já está preparado clique aqui para aprender a como configurar e executar seu projeto.
Se não entendeu a primeira parte, por favor consulte o manual 
Depois de executar seu projeto, é necessário testar em um dispositivo móvel, você pode transferir os dados do seu pc para um dispositivo móvel usando um cabo auxiliar USB
Para aprender a como fazer esse processo clique AQUI e confira lá embaixo em '' Executando em dispositivo Real''
Depois de fazer um outro longo processo, vamos para a lição 3 e vamos aprender a como criar uma interface simples 
A interface gráfica do usuário para um aplicativo Android é construído usando uma hierarquia de Visualização eViewGroup objetos. Visualização de objetos são geralmente widgets UI, como botões ou campos de texto e ViewGroupobjetos são recipientes de vista invisíveis que definem como os pontos de vista de crianças são colocadas para fora, tais como em uma grade ou uma lista vertical.


Android fornece um vocabulário XML que corresponde às subclasses de Ver e ViewGroup para que você possa definir a sua UI em XML usando uma hierarquia de elementos de interface do usuário..
Figura 1. Ilustração de como ViewGroup objetos formam ramos no layout e conter outros Exibir objetos.
Nesta lição, você vai criar um layout em XML que inclui um campo de texto e um botão. Na aula seguinte, você vai responder quando o botão é pressionado, enviando o conteúdo do campo de texto para outra atividade.
é necessário entender um pouco de XML E HTML para criar uma interface, para saber como criar com detalhe uma interface, clique aqui 
PARA ENTENDER MELHOR VOCÊ PODE ASSISTIR ALGUNS VÍDEOS PARA SE ORIENTAR, PORÉM OS VÍDEOS ESTÃO EM INGLÊS 
Você também pode adicionar alguns produtos do Google ao seu App, mais isso veremos mais a frente.
Lição 4, adicionando botões e ações, clique aqui para ver como fazer isso 
Lição 5, adicionando suporte para outros idiomas, clique aqui para ver como fazer isso
Lição 6, Clico de vida e aividade do App, Clique aqui para saber mais
Lição 7, Criando interface dinâmica, Clique aqui para saber mais.
Lição 8, Salvando Dados, clique aqui para ver como fazer isso
Lição 9, Interagindo com outros Aplicativos, Clique aqui para ler 
A lições acima estão em um site gringo oficial desenvolvedora Android, traduza os textos dos sites.
Para Criar um Projeto mais sofisticado que esse, Você pode começar por aqui 
Se conseguiu Criar seu projeto, seu aplicativo, você pode publica-lo para outras pessoas baixarem na Google play, para fazer isso é necessário criar uma conta, CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES
Lembrando que a Google cobra por cada App na Google Play, sendo assim vocês terão que pagar mensalmente ou anualmente (Dependendo dos termos da Google) Para o App ter fundos e para bancar isso é necessário com que o seu projeto seja pago ou de graça, ou seja, se for pago, as pessoas pagam por baixar seu App, sendo assim você ganha dinheiro para manter seu projeto por la, se for de graça você pode colocar anúncios no seu App, sendo assim você lucra por cada  clique, porém os anúncios só funcionam com internet, sendo assim parte dos seus clientes não usam internet em certos momentos como aqueles que  utilizam redes WI-FI.
É difícil criar um App e muita das vezes é necessário uma equipe, para gerenciar por cada parte, cada um tem sua função, sendo assim o trabalho será mais eficiente. Ou entenda de computação gráfica e API, XML, HTML... emfim.
Compartilhe essa Postagem para que mais pessoas aprendam.
Escrito por: Victor S.
Fontes: Suporte Google, Developers.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Mundo Net não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores/ leitores deste blog

As mais lidas desta semana