27 de junho de 2015

Entenda o filme: Mr. Nobody (Senhor Ninguém) - Teoria do Caos

Mr. Nobody ou Senhor ninguém é um filme de ficção cientifica, drama e fantasia que estreou em 2009, cujo ainda não veio para o Brasil, ou seja, não existe versão dublada para o português brasileiro, porém é possível
encontrar sua versão legendada. O filme é totalmente confuso no começo, mas ao decorrer da historia, começa a ficar interessante. O Protagonista do filme é Jared Leto (Nemo ou Senhor ninguém), que inclusive será o "novo" Coringa, do filme, esquadrão suicida que sairá em breve, possivelmente em 2016.

O filme abrange cada ponto de vista do protagonista através de suas escolhas que decidiu tomar, vivenciando multiuniversos paralelos pela limitação de espaço/tempo, nos mostrando as simplicidades e complexidades dos comportamentos de nós, humanos. ou seja, cada escolha cria novas probabilidades e cada probabilidade cria novas escolhas.
Vamos supor, que, você tenha aula hoje, na escola. Você pode escolher ir ou não ir. Se você for, irá ver seus amigos, existirá a probabilidade de conhecer novas pessoas e também de um acidente acontecer por causa de uma escolha de outra pessoa. Se você não for, perderá aulas, provas, novas probabilidades de não conhecer ninguém e de não ter um futuro profissional, devido a sua péssima nota em uma determinada matéria pelo motivo da sua escolha de ter faltado.

Isso é um "efeito borboleta", explicada pela Teoria do Caos. Além dessa teoria, o filme também baseia-se na Teoria das cordas e lei de Murphy. A historia do filme em todo o tempo não é linear e dependendo da sua interpretação, poderá ter múltiplos finais. 

Causa de uma escolha de outra pessoa é explicada, quando este, interfere de alguma forma pelas decisões tomadas que devido a um fator maior, prejudica sua linha do tempo, gerando uma catástrofe ainda pior, explicada novamente pela Teoria do Caos.

Trailer do filme:

             

O filme em todo os instantes é interligado com flashs backs a partir do ponto inicial, onde, Nemo decide se vai ficar com sua mãe ou se vai ficar com seu pai e neste instante é possível ver como cada linha do tempo reage por cada escolha.

Spoiler: Entenda o final do filme


Para entender o desfecho da historia é necessário parar e compreender cada vida, cada linha de tempo, ou seja, vamos nomear cada escolha/historia vivenciada por ele como: "Linha do tempo" e em todas elas, é possível notar que ele se apaixona. Para cada garota que ele ficar, uma nova vida/historia é criada (Linha do tempo), porém em cada um, Nemo morre. Considerando que a morte é ponto final da vida, desconsidera-se essa linha do tempo em que ele morreu e considera-se a que ele ainda permanece vivo nas demais linhas do tempo.

Se for feita essa analise é possível notar que ele morre em todos os universos e permanece vivo em somente um. A única linha de tempo que restou, foi a que ele reencontra Anna no Farol. Este sim é o verdadeiro final.

Porém, ele no futuro, já velho, morre e de repente volta a vida e neste exato momento acaba o filme. Isso quer dizer, que, novas escolhas ainda terão que ser feitas e esse "velho" representa o desencadeamento de vários pontos de vista, ou seja, sempre existirá novas escolhas a serem feitos e novos finais. 

3 comentários:

  1. Só hoje pude assistir esse ótimo filme. Dar pra entender que a linha temporal correta é a que ele fica com mãe já que é nessa que ele fica com Anna no final

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu comentário me fez enxergar além eu diria que a linha correta não seria a que ele fica com a ma~e e sim a escolha que ele achou ser a certa depois de muito tempo ele sim optou por uma escolha e assim começa a retroceder até o momento de sua indecisão

      Excluir
  2. Concordo com o Ederson, no filme várias vezes Nemo afirma que as vezes tem acesso ao futuro, ao final, quando já está com 118 anos ele afirma que todo este universo existe apenas na cabeça de um garotinho de 8 anos que não sabe fazer a escolha correta. Portanto entendo que o filme retrata Nemo avançando no futuro antes de fazer a escolha, somente quando ele tem a noção de cada possibilidade é que o tempo começa a retroceder.

    ResponderExcluir

O Mundo Net não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores/ leitores deste blog

As mais lidas desta semana