22 de maio de 2014

Formigas são mais inteligentes que crianças de 10 anos, afirma estudos.


Formigas Levando alimentos.
Quando lemos o título desta postagem, pensamos que isso definitivamente é mentira, mas isso é um estudo promovido pela revista Behaviour,  onde diz que as formigas são mais inteligentes do que crianças de até 10 anos.

O cientista Boris Ryabro, afirma que as formigas são inteligentes sim, e muito mais que imaginávamos. As formigas são capazes de fazer contas matemáticas simples. Para chegar a esta conclusão Zhanna Reznikova e Boris R.  estudaram milheares de espécies de formigas e observaram que elas conseguiam contar a quantidade de comida e quantidade de formigas necessárias para conseguir carregar o alimento, comunicado com as demais formigas da sua colônia. Além disso tudo elas também são capazes de definir quem vai exercer qual função no grupo.

Durante alguns experimentos, cientistas impossibilitaram a comunicação entre as formigas e perceberam que elas não conseguiam chegar até os alimentos, a quantidade de alimento, e a quantidade de formigas necessárias. Já que elas se comunicavam uma com as outras indicando onde o alimento estava e qual a distancia entre a formiga ao alimento.

Este estudo indicam também que as formigas sabem fazer cálculos simples à muito tempo atrás e foi passado com o tempo para todas as formigas de varias espécies diferentes. Um cientista afirma que é genial a maneira de como elas trabalham uma com as outras.

Graças a Feromonas (Processo químico de comunicação das formigas) elas conseguem deixar um rastro de cheiro para as outras formigas da colônia chegar até ao alimento. Esse cheiro é deixado pelo caminho que a formiga percorre e reforçada quando elas voltam para o formigueiro. As formigas sente a Feromona por suas longas antenas.

Quando uma formiga é esmagada ela deixa um alto nível de Feromona, fazendo com que outras formigas cheguem perto da morta, fazendo com que o predador seja atacado ou confundido. Quando uma formiga esbarra de frente uma as outras elas fazem uma breve identificação para ver se são do mesma colônia



           


Escrito por: Equipe Mundo Net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Mundo Net não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores/ leitores deste blog

As mais lidas desta semana