27 de julho de 2015

Qual a diferença entre Serie, Seriado e Novela?

Você sabia que existe uma grande diferença entre serie, seriado e novela? Mas qual a diferença entre elas? Segundo uma pesquisa feita por um site de mídia, foi constatado que existem mais de 2.445 series existentes no mundo catalogadas até hoje, porém poucos telespectadores não sabem definir oque estão assistindo. Entenda agora a diferença entre cada um deles.

Serie 

Uma serie é composta por um número determinado de episódios, sendo que cada um deles há uma sequência e estão interligadas, ou seja, é necessário assistir todos para entender a história, existe uma linha de tempo linear. Geralmente as series possuem de 10 a 22 episódios com uma duração de 20 a 50 minutos cada e dividas entre temporadas.

Exemplos de series: Arrow, Game of Thrones, Breaking Bad e entre outros.

Seriado

Já os seriados não utilizam historias em uma linha de tempo linear, são episódios independentes que não precisam ser assistidos desde o começo para entender o enredo. Geralmente, um Seriados é voltados para o gênero de comédia com o intuito de divertir os telespectadores com uma duração em média de 30 minutos. Alguns seriados podem ser considerados Sitcom

Exemplos de seriados: Chapolin Colorado, Os Simpsons, Drake e Josh e entre outros.

Novelas 

Novelas possuem episodios extensos com uma duração em media de 9 meses e seguem uma historia linear, sem números de temporadas. Mesmo não assistindo boa parte dos episodios, ainda assim existe a possibilidade de entender o enredo.


              

14 comentários:

  1. MEU DEUS! A vida toda eu pensei que fossem a mesma coisa. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Ainda novela e série é a mesma coisa , é dá pra entender a série sem assistir tudo , é por cima , tem série que durou um ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que a serie sere um ano nao se compara com o tamntam de uma novela visto que ela lança episódios diários.

      Excluir
  3. Serie e Seriado, OK.
    Mas Novela está muito mal explicada.
    Dizer que é "novela" só porque dá para acompanhar sem assistir desde o início? Várias séries também dá.
    Ou que é "novela" só porque tem duração de 9 meses? Várias séries também tem.
    ?!?
    Está mal explicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No próprio texto diz "sem números de temporadas". Basicamente a diferença é essa, as séries são exibidas em temporadas e novelas não.

      Excluir
    2. Tem série de uma temporada só (the sinner)

      Excluir
    3. erou, The Sinner possui duas temporadas.

      Excluir
  4. O que diferencia Série de Novela é basicamente ritmo e foco.
    Ambos possuem narrativa linear, com um determinado número de episódios e conclusão da história no último episódio.
    Uma série normalmente é dividida em temporadas, mas isto não é uma regra.

    Porém:

    Uma série é mais ágil na narrativa, enquanto uma novela tem a narrativa bem mais lenta (podendo ser considerada uma verdadeira enrolação para alguns). Aproveitando a narrativa mais lenta, as histórias de uma novela também são mais carregadas no drama e algumas interpretações espalhafatosas tornam a novela em "dramalhão mexicano".

    Em uma série, cada episódio tem um tema, e embora sejam conectados, cada um conta com seu início, meio e fim. Na novela os episódios geralmente são contínuos, não necessitando de tema e nem a conclusão do tema no próprio episódio.

    ResponderExcluir
  5. Fico com esta resposta, muito bem explicada e define realmente uma série.
    Em uma série, cada episódio tem um tema, e embora sejam conectados, cada um conta com seu início, meio e fim. Na novela os episódios geralmente são contínuos, não necessitando de tema e nem a conclusão do tema no próprio episódio.

    ResponderExcluir
  6. Acho que realmente o ultimo paragrafo do nosso anonimo é o mais facil de entender. Mas o primeiro é o mais nitido... Pois com 5 minutos a assistir (sem saber se a historia tem um tema por episodio ou tenporada) ja ves se é uma novela ou nao... Esses enredos lentos pra fazer render o peixe saltam logo á vista

    ResponderExcluir
  7. Já me perguntaram a diferença entre séries e novelas e pra mim só tem uma explicação: Série é bom e Novela é ruim. Geralmente quem faz novelas nunca chegará ao nível de uma série, brasileiro vive tentando chegar lá.

    ResponderExcluir
  8. Série é novela é o mesmo que um filme dividido em 100 pedaços. Uma porcaria.

    ResponderExcluir
  9. EU também partilho da mesma resposta. Entre outros aspectos, já muito bem explicados, em uma série, cada episódio tem um tema, que embora sejam conectados, cada um conta com seu início, meio e fim. "Na novela os episódios geralmente são contínuos, não necessitando de tema e nem a conclusão do tema no próprio episódio."

    ResponderExcluir

O Mundo Net não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores/ leitores deste blog

As mais lidas desta semana