8 de dezembro de 2016

Artigo 5° do Código Penal comentado

Art. 5º - Territorialidade


Art. 5º - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

§ 1º - Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar.

§ 2º - É também aplicável a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no território nacional ou em voo no espaço aéreo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.

Cada país tem suas próprias leis, editadas para serem aplicadas no espaço onde ele é soberano. A soberania é o que impede que as leis de um Estado sejam aplicadas noutro, dessa forma, a lei 8.617/93 define o território nacional e seus limites, compreendendo de forma como o solo, subsolo, aguas interiores, mar territorial, plataforma continental, espaço aéreo acima do solo e mar territorial. Complementando o entendimento dos limites territoriais, a lei 7.565/86 define uma serie de capítulos destinados as disposições sobre o espaço aéreo.

O decreto 99.165 da convenção das Nações Unidas sobre o direito do mar estabelece uma serie de compreensão e cooperação mútuas, sobre todas as questões relativas ao direito do mar e a respectiva soberania sobre ele, dividindo a todos os Estados em mar territorial, zona contígua, zona econômica exclusiva e alto mar. No mar territorial, o Brasil tem soberania sobre todo território e a primeiras 12 milhas do mar, a partir disso, o Brasil não tem mais soberania, quando, em zona contígua, com apenas função de fiscalizar, como aduz o art. 33 do decreto 99.165:

Art. 13 – “Numa zona contígua ao seu mar territorial, denominada zona contígua, o Estado costeiro pode tomar as medidas de fiscalização necessárias.” (Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.)[1]

Após 24 milhas, encontra-se a zona econômica exclusiva, cujo o Brasil não tem soberania e nem poder sobre a fiscalização. Nas 200 milhas no Alto Mar, o território marítimo não pertence a nenhum Estado, ou seja, não é encontrado a jurisdição de nenhum Estado, sendo a única jurisdição aplicada para as embarcações/aeronaves que tenha uma bandeira vinculada ao seu Estado.

A territorialidade está prevista no art. 5° do Código Penal. A leitura da redação do caput do artigo expõe a validade da lei penal e seus conflitos no espaço, ou seja, é explicado a eficácia e a extensão da lei brasileira na territorialidade. A lei brasileira se aplica aos crimes cometidos no Brasil, entendido este primeiro pressuposto como regra, enquanto, a sua exceção é entendida aos brasileiros que cometem crime em outros Estados e aos estrangeiros que cometem crime no Brasil.

A territorialidade exposta no art. 5° adotou o princípio da territorialidade mitigada, ou seja, é comportado exceções sem prejuízos de convenções, tratados e regras de direito internacional, sendo definidas imunidades para parlamentares, diplomatas e entre outros. Dessa forma é aplicada a lei brasileira aos crimes cometidos no Brasil, salvo se houver convenções, tratados ou regras que envolva o direito internacional que solicite a não aplicação da lei brasileira.

O parágrafo primeiro apresenta o território por extensão, tendo por objetivo aplicar a lei brasileira para as embarcações e aeronaves de natureza pública ou a serviço do governo e mercantes ou de propriedade privada. A lei do Brasil atinge as embarcações/aeronaves brasileira de natureza publica ou a serviço do governo em qualquer lugar. Enquanto, para embarcações/aeronaves mercantes ou de propriedade privada tem a validade e extensão da lei brasileira é atingida até ao alto mar e o espaço aéreo correspondente. Em cruzeiro privado de origem brasileira, por exemplo, enquanto estiver no alto mar será válida as leis brasileiras já que não existe soberania de outros Estados como explicado anteriormente com o decreto da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do mar.

O parágrafo segundo prever a aplicação das leis brasileiras para embarcações/aeronaves estrangeiras de natureza pública ou a serviço do governo e mercantes ou de propriedade privadas. Para as de natureza pública ou a serviço do governo de origem estrangeira no Brasil será aplicado a lei do país da bandeira da embarcação ou da aeronave, ou seja, se uma aeronave de origem britânica estiver em voo ou em pouso no Brasil, será aplicada as leis as britânicas dentro da aeronave se a mesma for de natureza pública ou a serviço do governo. Uma embarcação/aeronave de propriedade privada em pouso ou voo no Brasil, responderá pelas leis brasileiras.



[1] http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1990/decreto-99165-12-marco-1990-328535-publicacaooriginal-1-pe.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Mundo Net não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores/ leitores deste blog

As mais lidas desta semana